quinta-feira, 30 de abril de 2015

Termina Semana dedicada a Marrocos

Terminou no passado sábado a Semana Cultural de Marrocos, uma semana cujos pontos altos foram uma tenda marroquina no Largo do Intendente que acolheu diversas atividades tradicionais de marrocos e um jantar marroquino de beneficência.
A semana iniciou com a exibição do filme "Malak", no auditório da Escola Secundária de Camões, um filme muito forte sobre a gravidez de uma jovem adolescente e os obstáculos culturais que esta enfrenta. 
No dia 23 de Abril foi realizada uma cerimónia de inauguração, com a presença da Sra. Presidente da Junta de Freguesia, Margarida Martins, e a Sra. Embaixadora de Sua Majestade o Rei de Marrocos, Karima Benyaich, e com animação musical do grupo Gunawa. Uma cerimónia de henna e de representação de um casamento típico de Tétouan foram algumas das tradições marroquinas a que também pudemos assistir, antes de visitar a tenda com artesanato de Marrocos. Seguiu-se um jantar de beneficência na Villa Helena, um espaço lindíssimo com uma decoração preparada a rigor, gastronomia de Marrocos e música com a Orquestra Feminina de Tétouan. Este jantar, oferecido pela Embaixada, permitiu angariar fundos para a construção de um berçário no Jardim Infantil dos Anjos. 
Entre o dia 23 e o dia 25 a Tenda Marroquina esteve aberta ao público e acolheu uma cerimónia de chá, um workshop de gastronomia marroquina e música com dois concertos da Orquestra Feminina de Tétouan.
A tenda, que esteve sempre cheia durante as atividades, foi pequena para acolher tantos visitantes e curiosos, não só de Marrocos, como de outras nacionalidades, que quiseram participar nas atividades e assistir aos concertos. 
Fazemos um agradecimento muito especial à Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal, ao Turismo de Marrocos, ao Círculo de Amizade de Marrocos, à Salamaleques, à Villa Helena, ao Largo Residências e ao Liceu Camões pelo apoio cedido durante esta semana que tornaram possível o sucesso e enriquecimento das atividades realizadas.
Deixamos algumas fotos dos momentos altos desta semana. 


























Sem comentários:

Enviar um comentário