segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tertúlia "Ao Encontro da Índia Bengali" - Exibição de Documentário e Apresentação de Livro

Amanhã, dia 19 de Maio, pelas 18h30, a Semana da Índia promove uma Tertúlia com o tema "Ao Encontro da Índia Bengali" por Sandra C. S. Marques.

Sandra C. S. Marques é doutorada em Antropologia pelo ISCTE-IUL em 2009, é investigadora científica integrada no CRIA-IUL (Centro em Rede de Investigação em Antropologia - Pólo do Instituto Universitário de Lisboa) com o projecto “Práticas e Representações do Corpo na Índia Bengali”. Desde 2004 que investiga na área dos estudos visuais, práticas e representações de identidades, aplicando metodologias visuais no processo de investigação e exposição de resultados. Conta 18 publicações nacionais e internacionais nesta área, divulgando ainda o seu trabalho em formato de documentário e exposições fotográficas.

Esta tertúlia, que se realizará no LARGO Café Estúdio (Largo do Intendente Pina Manique), terá dois momentos:

- Exibição do documentário "Kolkatar Mukh - Faces de Kolkata" (2009) realizado por Sandra C. S. Marques e Fernando Sousa, com duração de 30 minutos.



- Apresentação do Livro Picturing Kolkata: International Tourists, Hosts and the Representations of the City (2015) da autoria de Sandra C. S. Marques

Picturing Kolkata é um livro baseado na tese de Doutoramento em Antropologia (Social), Cameras e Turismo em Kolkata: Representações em Photovoice (2009) que aborda a estreita relação entre os fenómenos Imagens e Turismo.  Especificamente, centra-se na documentação e análise das práticas de turismo internacional em Kolkata (Calcutá), no estado de West Bengal, Índia, procurando examinar os modos de desempenho das imagens (visuais e textuais), narrativas e histórias contadas, enquanto mediadores da experiência turística e das relações entre Turista e Anfitrião. 




Venha conhecer um pouco mais destes trabalhos, da experiência da autora e da cultura indiana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário